A Soldagem é a operação de união, revestimento ou reparo de peças, que visa obter a continuidade das propriedades físicas e químicas na junta soldada.
Partes importantes da definição:
Quando falamos em soldagem, a referencia mais comum é a soldagem à arco. Existe uma grande gama de processos, cuja definição inicial se aplica.
Diferentemente da Brasagem, a soldagem quando acrescenta material, este deve ser sempre compatível com o metal de base.
Existe um número grande de processos que não acrescentam material algum, tais como as TIG Resistência, Fricção, entre outras.
TIG em alguns casos, pode acrescer material.
O processo é normalmente composto por
Soldagens estão sujeitas, dependendo do processo, a emissão de radiações ionizantes, e, proteções quando for o caso (EPC- equipamento de proteção coletiva) devem ser previstas em cumprimento à NR15 , avaliamos, emitimos laudo de risco de acidentes e caso seja exigido, ART correspondente.
Igualmente para certos processos os EPI´s são específicos e a sua utilização obrigatória para todos os operadores envolvidos.
A grande finalidade da Soldagem é a união de uma ou mais peças. É aplicado também em Revestimentos e Reparos
É o processo mais comum em uniões, além do parafusamento e da rebitagem. Um bom processo de soldagem começa pela própria definição do processo a ser utilizado. Basicamente as ferramentas são:
Para maiores informações sobre consultoria nos processos de soldagem, consulte-nos através do formulário abaixo.
Shark Consulting - Paixão pela Engenharia.